Como melhorar o diálogo no relacionamento

Atualizado: 7 de set. de 2021


90% dos problemas dentro de um relacionamento são constituídos por falta de

diálogo e confiança, levando o casal ao afastamento e em casos mais extremos, a separação.

Quando iniciamos um relacionamento, entramos num grande processo de auto-descoberta interna, no qual duas pessoas trazem consigo suas experiências passadas, sua educação e sua forma individual de lidar com a vida. Esse processo começa a ser desvendado na interseção do par, ou seja, quando questões do casal precisam ser resolvidas.Neste momento, cada indivíduo irá utilizar os recursos que já conhecem, portanto não conhecem quem está do outro lado e assim os desafios começam a aparecer.

Torna-se muito comum nos diálogos, o casal apontar o erro do outro e justifica isso como causa do seu sofrimento, o que torna mais difícil resolver, pois aquele que aponta o dedo tira sua responsabilidade em resolver o efeito causado pelo outro e o que é apontado costuma se defender e se sentir desrespeitado(a), desvalorizado(a), não reconhecido(a) e com isso trazemos mais dor para o relacionamento, o que a longo prazo faz com que o casal desista de conversar, pois acreditam que o outro não vai mudar e que não vale a pena continuar a conversa.

O que precisamos entender, é que dentro do relacionamento, seja amoroso, trabalho, amigos, nunca conseguimos conversar de forma honesta, ou seja, dizer o que realmente sentimos e praticar a neutralidade, sem culpar o outro.


É muito diferente você dizer: "Você não me dá atenção" ao invés de "Quando você chega e não conversa comigo, EU ME SINTO muito sozinha e sinto que não tenho a sua atenção".
Ao falar de nossos sentimentos, devemos expressar o que sentimos e não o que outro causa em você e podemos trazer isso, simplesmente expressando: Quando.... você faz isso, EU ME SINTO .......... Dessa forma tiramos o julgamento e trazemos o parceiro(a) para suprir a nossa real necessidade, o que vale ressaltar que devemos ter consciência das nossas faltas emocionais para não projetar no outro e colocar toda essa responsabilidade em nos fazer feliz, tirar nossa solidão e resolver todos os problemas que cabem a nós.

Pode ser que mesmo conversando com o parceiro(a), ele(a) não consiga suprir sua necessidade ou entender o que você precisa, portanto sempre caberá a você tomar uma decisão. Se percebe que há um descaso, uma falta de interesse em você e se isso já está em excesso, é preciso que você defina o que é bom e como deseja que seja.

Não devemos mendigar atenção e nem responsabilizar o outro sobre aquilo que não conseguimos resolver, mas é importante que possamos falar dos nossos sentimento de forma clara para que a conversa não mude de curso, por exemplo, você começa culpando o outro, porque ele não jantou com você e no meio da conversa o outro já está reclamando que você não reconhece o que ele faz e assim, os dois saem magoados,

Quando mudamos essa forma de comunicar, melhoramos muito o relacionamento, pois passamos a dividir responsabilidades e atendemos as necessidades do casal.

Vou colocar aqui algumas forma, para que não esqueça!


Errado: Correto:

Você não me dá atenção! Eu me sinto triste, quando você chega e não fala comigo!

Você é egoista! Me sinto sozinha quando você chega tarde todo dia!

Você só pensa em você. Eu gostaria que você pensasse mais em mim!


Faça um teste no seu relacionamento e veja se dá certo!


Paulo Rocha

Psicanálise

4 visualizações0 comentário