O que é Psicoterapia Positiva? Como pode te ajudar!


A psicoterapia positiva é uma abordagem terapêutica que estuda as condições e os processos que possibilitam que os indivíduos ou empresas prosperem. A PPT, integra os sintomas com as forças, os riscos com os recursos, os pontos fracos com os valores e os pesares com as esperanças, tendo como objetivo compreender as complexidades inerentes da experiência humana de forma equilibrada.

O psicoterapeuta compreende empiricamente, dá atenção à dor associada ao trauma e simultaneamente explora o potencial e os seus recursos internos para ressignificar e crescer diante do que foi vivido.

Clientes em sofrimento psicológico podem ser mais bem compreendidos e atendidos se aprenderem a usar seus mais altos recursos internos pessoais e intrapessoais para enfrentar os desafios da vida.

Conhecer nossos pontos fortes, aprender as competências necessárias para cultivar emoções positivas, fortalecer relações positivas e incluir significado e propósito em nossas vidas pode ser motivador, empoderado e terapêutico.

Quanto mais o nosso cérebro foca em algo, mais aquilo se expande, ou seja, se reforçamos o tempo todo a depressão, a tristeza, a dor em geral, mais daremos foco para que aquilo aumente, pois isso dá ao paciente o acolhimento que o mesmo não consegue prover. Um paciente em situação de dor, precisa aprender a construir recursos internos para lidar melhor com o seu problema e aos poucos crescer internamente, o que não dispensa o fato de entender o problema do paciente, portanto o caminho destinado será para valorização do bom e exercitar seus pontos fortes.

A importância dessa metodologia é que devolve ao paciente a sua responsabilidade em sair do lugar que se encontra, pois em muitos casos permitiram-se ao longo da vida entrar na situação que os incomoda, por não terem feito nada para mudar. Logicamente que não podemos generalizar, como existem casos com transtornos estabelecidos e diagnosticados que demandam um cuidado mais especial, o que não impede de se traçar um plano para que o paciente construa seus recursos para amenizar os sintomas.

Consideramos que a PPT ainda é uma área muito nova e que ainda encontra muitos tabus, por não apresentar muitos artigos científicos que comprovam a técnica, mas já esta sendo amplamente estudada.

O que devemos refletir é que esse tipo de psicoterapia pode somar muito para vida das pessoas, visto que nosso cérebro já é negativo por natureza, devido ao progresso da nossa espécie que sobrevivia. Por isso, quando apresentamos algo positivo, a primeira reação é desacreditar, mas isso se dá por um padrão comportamental e cultural.

A PPT nos orienta a aprender com a mente aberta que desperta a curiosidade para as novas possibilidades de construção para viver uma vida mais feliz e realizada.

Deixo aqui alguns benefícios da PPT ( Psicoterapia positiva)P;


- Melhora sua forma em lidar com seus problemas;

- Aumento de bem estar e equilíbrio emocional;

- Compreensão e utilização dos seus pontos fortes

- Construção de virtudes e forças de caráter

- Ressignifica sua maneira de olhar para a vida

- Autorresponsabilidade


Paulo Rocha

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo